sexta-feira, 16 de julho de 2010

GOLPES INEVITÁVEIS

Mas a alegria de A.L.logo se dissipou no calor das suas perdas.No ano seguinte
sofreu uma perda irreparável.Sua noiva morreu.Sua mãe havia morrido cedo,e agora nunca mais veria o rosto da mulher que amava.
A perda roubou-lhe não apenas a alegria, mas produziu algumas janelas Killers na sua memória.Killer quer dizer "assassino"(a).
Janelas Killers são zonas de conflitos intensas cravada no incosciente que bloqueiam o prazer e a inteligência.
Quando entramos nessas janelas reagimos como animais, sem pensar. elas são construídas através de perdas dramáticas,frustações intensas,angústias indecifráveis que não são superadas.
Quando uma pessoa possui sindrome do pânico,ao entrar em sua janela Killer,ela tem a sensação súbita de que vai morrer ou desmaiar, mesmo estando na plenitude da saúde.Quando um pessoa tem obia de falar em público,ao entrar em sua janela Killer,ele trava sua inteligência, não consegue encontrar os arquivos da sua memória que sustentam seu raciocínio,não coordena suas idéias.
Quando um pai,mãe ou professor entra em uma janela Killer,ele pode reagir agressivamente diante de um pequeno erro de seu filho ou aluno. Sua reação é desproporcional ao estímulo externo,causando sérias consequências para sua personalidade.Uma ofensa pode marcar uma vida.
Quando crianças fazem birra e adolescentes entra em crise diante de um não, estão sob o controle dessas janelas. Na minha opinião, tanto como psiquiatra ou como pesquisador científico,creio que todo ser humano desenvolve janelas que obstruem nossa lucidez nos focos de tensão:jovens,adultos,executivos,cientistas,iletrados.Uns mais outros menos.
Todas as vezes que pwerdemos o controle de nossas reações somos vítimas dessas Janelas, agimos por instinto e não como homo sapiens.Sábio é quem tem coragem de identificar suas loucuras e procura superá-la.Não esconde sua irracionalidade,trata-a.Muitos impulsivos ferem durante a vida toda seus íntimos porque nunca assumiram sua ansiedade.Somos ótimos para nos esconder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário